Uma carta aos meus pacientes

Uma carta aos meus pacientes

Um pouco sobre mim

Acredito que pessoas fazem certas escolhas em suas vidas, baseadas na reflexão racional e/ou pensamento crítico sobre as mesmas, mas muitas vezes isso não ocorre, e a vida irá te guiar….

Pode parecer loucura, mas foi meio na segunda opção que me tornei médico: filho de uma dona de casa muito especial e um pai operário trabalhador e dedicado, financeiramente não tinha muito com o que esperar do meu futuro em uma universidade tão cara como a de medicina. Talvez a chance de se formar em alguma carreira , já seria por si só, uma grande vitória, mas chegar a me tornar médico era algo inatingível socialmente para nós.

Um dos grandes valores ensinado pela minha mãe é a de que sem estudo nada se alcança e eu sou prova disso. Estudei muito e lutei muito para alcançar o sonho, mas quando você realmente deseja algo “o universo conspira a seu favor”. E quando aquele garotinho que fazia experiências com sapos e aranhas no fundo de casa, pôs na cabeça que se formaria médico um dia, o universo sorriu e deu a primeira chance….

Sempre estudei em escola pública, por isso a perseverança e o esforço tiveram que ser redobrados. Muito estudo e noites em claro, e o resultado veio: a aprovação no curso de Medicina e, junto com ela uma preocupação: como custear um curso tão caro. Lembram-se do Universo?

Consegui arrumar um emprego como professor de biologia e química em um cursinho pré-vestibular renomado, então a dura rotina era cursar medicina em período integral de dia, trabalhar á noite e estudar de madrugada. Foram 6 longos anos assim, até me formar médico.

Parei de dar aulas, que é uma paixão, para iniciar a minha residência em cirurgia geral, especialidade que passei em terceiro lugar em concurso. Depois veio a outra grande paixão: a Urologia. Após concurso publico, que passei em primeiro lugar, iniciei a residência médica em uma especialidade cirúrgica que me capacitou e me treinou a diagnosticar, operar e tratar diferentes doenças, em diferentes faixas etárias, em ambos os sexos e com um conhecimento médico e cirúrgico muito grande.

Obtive o título de especialista pela minha sociedade (Sociedade Brasileira de Urologia) no mesmo ano que conclui a residência.
Já trabalhando como urologista em um grande serviço veio a oportunidade de pleitear uma bolsa de estudos concedida pelo governo francês a profissionais brasileiros. Mais uma vez, alguns planos na vida não tem explicação: estava terminando o meu curso de francês quando apareceu esta oportunidade. Me inscrevi e após uma longo processo seletivo, passei em primeiro lugar como bolsista do governo francês, com salário, casa e suporte para iniciar uma pós-graduação/especialização em cirurgia minimamente invasiva e andrologia nos hospitais parisienses, onde tenho grandes amigos até hoje.

Você deve estar pensando: Mas afinal por que contar a história de sua vida em seu site?

Primeiro, porque acredito que isto nos aproxima, e torna a nossa relação médico-paciente mais tangível e humana.
Segundo, para te dizer que tudo que sou hoje (algo quase milagroso), não seria possível se um dia aquele garotinho, que descrevi acima, não tivesse sonhado, lutado e acreditado. E talvez você esteja em uma situação parecida, procurando uma cura ou tratamento para sua condição de saúde…Saiba que a perseverança e a luta também fazem parte do seu tratamento!
Então, se precisar, saiba que podemos lutar juntos!
Um grande abraço,